Mês da PCD: McDonald’s fortalece inclusão e empregabilidade de pessoas com deficiência

Mês da PCD: McDonald’s fortalece inclusão e empregabilidade de pessoas com deficiência

Com adaptações estruturais, programas dedicados e cultura de respeito, companhia reforça que inclusão é princípio inegociável

João Figueiredo – McDonald’s BH – Crédito Pedro Vilela

04 de dezembro de 2025 – A Arcos Dorados, operadora do McDonald’s no Brasil e em 21 países da América Latina e Caribe, reforça seu compromisso com a inclusão por meio de ações que ampliam a empregabilidade e promovem respeito, diversidade e equidade. No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, esse compromisso ganha mais visibilidade.
Atualmente, o McDonald’s oferece mais de 400 vagas afirmativas para pessoas com deficiência ou neurodivergentes em restaurantes de todo o país, fortalecendo o objetivo de criar oportunidades reais de emprego, desenvolvimento e capacitação em um ambiente acolhedor. As inscrições podem ser feitas no site “Trabalhe Conosco” do McDonald’s:  Link. Um dos diferenciais dessa agenda é a parceria com o Instituto Jô Clemente, referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência. Juntos, implementam o modelo de Emprego Apoiado, que garante aos novos colaboradores um período de adaptação de três meses com acompanhamento especializado e possibilidade de extensão quando necessário, oferecendo suporte contínuo para sua integração.
No Brasil, onde aproximadamente 18 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, apenas cerca de 545 mil participam do mercado formal de trabalho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse contexto, a empresa avança na criação de oportunidades e já conta com mais de 2 mil colaboradores com deficiência. Para Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão, esse é um compromisso permanente. “A inclusão é um princípio da nossa cultura. Vemos cada pessoa pelo seu potencial, pela sua história e pelo que ela pode construir. Nosso papel é eliminar obstáculos, garantir ambientes acessíveis e oferecer oportunidades reais para que todos possam exercer plenamente seus direitos e crescer profissionalmente”, afirma.
Os avanços são cada vez mais tangíveis e, ao longo de 2025, 366 pessoas com deficiência foram contratadas, e 38 colaboradores com deficiência foram promovidos até outubro, reforçando que a inclusão vai além de oferecer a vaga. Entre os profissionais com deficiência que atuam na companhia, 77% possuem deficiência intelectual ou mental, proporção significativamente superior ao observado no mercado brasileiro, onde esse grupo representa apenas 11% das pessoas com deficiência empregadas formalmente, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Para João Victor Carvalho Figueiredo, Embaixador de Experiência do Cliente, trabalhar no McDonald’s significa desenvolver habilidades que vão além do expediente e que ele leva para a vida, como se expressar cada vez melhor. “Este foi meu primeiro emprego, e confesso que no começo bateu uma insegurança. Tive um pouco de receio de sofrer algum preconceito, mas fui muito bem acolhido pela equipe. A adaptação foi super tranquila porque todos me ajudaram, com o suporte que eu precisava para que eu pudesse atender bem os clientes. Hoje, a parte que eu mais gosto é justamente o atendimento: adoro ficar no salão recebendo e atendendo as pessoas e, claro, batendo minhas metas! Desde que entrei na empresa, mudei muito: eu era extremamente tímido e agora estou bem mais comunicativo. Um momento que nunca vou esquecer foi o dia em que ajudei uma senhora a usar o totem para fazer o pedido. Ela me elogiou muito e disse que eu era um menino muito inteligente. Fiquei muito feliz com esse reconhecimento!”, comenta.
Na experiência do cliente, a companhia também avança na autonomia e acessibilidade. Totens de autoatendimento acessíveis, funcionalidades no App do McDonald’s que permitem leitura de tela e realização de pedidos por comando de voz para pessoas com deficiência visual, cardápios em Braille e pictogramas para clientes com TEA fazem parte dessas melhorias. Além disso, mudanças estruturais e tecnológicas vêm sendo implementadas nos restaurantes e nos escritórios.
Para garantir governança e continuidade dessa agenda, a Arcos Dorados mantém o Eixo de Pessoas com Deficiência dentro do Comitê de Diversidade e Inclusão, responsável pela evolução constante das políticas e diretrizes internas. “A inclusão não é um projeto com prazo para acabar. É parte do que somos enquanto empresa e do futuro que queremos construir. Nosso compromisso é permanente”, conclui o executivo.

 

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 21 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.400 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/09/2025). A empresa também está comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que opera com a oferta de oportunidades de primeiro emprego formal aos jovens e com o impacto ambiental positivo por meio de sua Receita do Futuro. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com/pt/

 

 

Publicar comentário

Você pode ter perdido