Espetáculo musical natalino “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, de Maria Clara Machado, com direção de Fernanda Vianna, faz curta temporada na C.A.S.A., no Vale do Sol, de 12 a 14 de dezembro de 2025.

Espetáculo musical natalino “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, de Maria Clara Machado, com direção de Fernanda Vianna, faz curta temporada na C.A.S.A., no Vale do Sol, de 12 a 14 de dezembro de 2025.

Com direção de Fernanda Vianna, atriz do Grupo Galpão, um dos textos infantis mais celebrados de Maria Clara Machado faz curta temporada na C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux), de 12 a 14 de dezembro, com entrada gratuita, e retrata divertidamente o mistério da noite de Natal pelo olhar do boi e do burro do presépio

O espetáculo musical “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”, uma das primeiras peças de Maria Clara Machado e a que mais teve montagens até hoje, cumpre curta temporada de 12 a 14 de dezembro, na C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux), na sexta, às 20h, e no sábado e domingo, às 17h. A peça une a diretora e atriz Fernanda Vianna e o diretor musical Ernani Maletta em um processo de criação teatral para a montagem deste clássico infantil que recria a noite de Natal. O espetáculo, que conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados no local, com uma hora de antecedência. Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras.

O texto, escrito em 1953, retrata o mistério da noite de Natal pelo olhar simples do Boi e do Burro. Os dois personagens mais modestos e ingênuos do presépio não acreditam que a história mais importante de todos os tempos vai acontecer na estrebaria onde vivem, até que o mistério surge diante de seus olhos. Com linguagem simples, poética e bem-humorada, a dramaturga mostra a noite natalina e, com isso, fala sobre fraternidade, diversidade e paz universal.

Apesar de ser um texto infantil, a diretora Fernanda Vianna afirma que é um espetáculo para todas as idades. “Eu tenho uma alegria enorme em trabalhar dentro do universo infantil. É um terreno fértil no qual me sinto bastante livre e motivada. A peça é uma farsa-mistério que recria a noite de Natal através do olhar de pessoas simples, por meio de dois personagens brincalhões, que aliado a um repertório musical belíssimo, criam uma história mágica e bem-humorada, que atinge todas as idades. Gosto de pensar que um espetáculo infantil de qualidade agrada ‘meninos pequenos ou calvos’, como disse Carlos Drummond de Andrade a respeito do texto de Maria Clara Machado”, comenta.

A montagem será acompanhada por um coro, que irá executar as canções ao vivo, com um repertório natalino de clássicos e músicas regionais sugeridos pela direção, para criar uma atmosfera de mistério dentro do universo proposto por Maria Clara Machado. O espetáculo tem cenário e figurinos de Carlos Augusto Nunes, maquiagem de Mona Magalhães, e traz no elenco o ator Evandro Heringer e a atriz Leticia DiCassia, respectivamente como o Boi e o Burro, além de um grupo de atores e cantores que executam a trilha ao vivo.

“A criação flui e se torna muito prazerosa com esse grupo de atores, que são também músicos e palhaços. Fizemos juntos o espetáculo ‘Berenice e Soriano’ da Manuela Dias e agora contamos com o auxílio luxuoso do Maestro Ernani Maletta para trazer esse mistério do Natal, que está magistralmente representado na música”, ressalta Fernanda Vianna.

Oitis Produções Culturais

A Oitis Produções Culturais é uma empresa de produção cultural que tem como principais atividades a criação e circulação de espetáculos, eventos de artes cênicas e a realização de atividades de ensino de arte e cultura. Em quase 15 anos de história, produziu os espetáculos “Antes do Silêncio”, de Samuel Beckett; “O Capote”, de Nikolai Gogol e os musicais infantis “Berenice e Soriano” e “O boi e o burro no caminho de Belém”. A Oitis tem como sócios os premiados atores Fernanda Vianna (premiada por duas vezes com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado) e Rodolfo Vaz (vencedor do Prêmio Shell de Melhor Ator), que participaram juntos do Grupo Galpão durante mais de 20 anos, dentre outros trabalhos reconhecidos no cinema, teatro e televisão. Conheça mais sobre o nosso trabalho: www.oitis.com.br

Fernanda Vianna

Fernanda Vianna começou a carreira como bailarina em Belo Horizonte seguindo os passos de seu tio Klauss Vianna. Participou de importantes grupos de dança como Transforma e Primeiro Ato, onde recebeu o Prêmio Sated de Melhor Bailarina (1990) pelo espetáculo Carne Viva. É atriz e integrante do Grupo Galpão desde 1995, onde atuou em espetáculos como Romeu e Julieta (no papel de Julieta), Tio Vânia (no papel de Helena), (Um) ensaio sobre a cegueira (no papel da mulher que vê) e trabalhou com diretores como Paulo José, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Yara de Novaes, Marcio Abreu e Rodrigo Portela. No cinema atuou em filmes como Moscou, Meu Pé de Laranja Lima, O Lodo, Fogaréu, O Que Se Move e Cidade; Campo. Pelos dois últimos, foi contemplada com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2012 e 2024, sendo uma das poucas atrizes premiadas duplamente no festival. Na TV participou de novelas e minisséries como Hoje é Dia de Maria, Justiça e do especial O Natal de Rita, como a personagem-título. É graduada em fisioterapia e trabalha como preparadora corporal. Fundou com Rodolfo Vaz a Oitis Produções Culturais, produzindo espetáculos premiados como Antes do Silêncio, O Capote e os musicais O Boi e o Burro no Caminho de Belém e Berenice e Soriano, ambos sob sua direção. Dirigiu ainda O Patinho Feio, para o Ballet Jovem de MG, as óperas BlueMonday e Afluentes e O afiador de facas, para o Theatro Municipal de SP, e o média-metragem Partida de Vôlei à Sombra do Vulcão com Clarissa Campolina.

O Boi e o Burro no caminho de Belém

De Maria Clara Machado

 

FICHA TÉCNICA

 

Evandro Heringer – Boi

Leticia DiCássia – Burro

Danny Maia – Pastorinha, Pastor, Rei Negro, Coro de anjos

Vinícius Bicalho – Pastor, Rei Amarelo, Coro de anjos

João Pedro Vasconcelos – Pastorzinho, Rei Branco, Carneiro, Coro de anjos

Emanuelle Cardoso – Coro de anjos, Maria

Og Martins – Coro de anjos, José

Letícia Muniz – Coro de anjos

Carlos Morais – Coro de anjos

Dayvid Lucyan – Coro de anjos

 

Texto: Maria Clara Machado

Direção: Fernanda Vianna

Direção Musical: Ernani Maletta

Figurino e Cenografia: Carlos Augusto Nunes

Maquiagem: Mona Magalhães

Assistência de Direção e Preparação Corporal: Lucas Resende

Assistente cenografia e figurino: Vinícius Bicalho

Iluminação: Juliano Coelho

Designer de som: Fábio Rodrigues

Costureira: Taires Scatolin

Cenotécnico: Antônio Lima

Operador de Luz: Cristiano Medeiros

Operador de som: Altino Neto

Assistente técnico: Admar Fernandes

Projeto Gráfico: Laura Bastos

Designer, captação e edição de Imagens: Niely de Araújo

Assistência de Comunicação e Comunicação On-line: Henrique Perez

Registro fotográfico: Luiza Vianna,

Assessoria de Imprensa: Polliane Eliziário – Personal Press

Coordenação de Comunicação: Beatriz Radicchi

Coordenação administrativo financeira: Marcos Queiroz

Produção Executiva: Rose Campos

Produção: Oitis Produções Culturais

Esta circulação é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Patrocínio: Cemig

Produção: Oitis Produções Culturais

Apoio local: C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux)

Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais

 

CEMIG: A ENERGIA DA CULTURA 

 

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro.

Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

@cemigenergia

#energiadacultura

 

SERVIÇO:

 

Espetáculo musical natalino “O Boi e o Burro no Caminho de Belém”

De Maria Clara Machado

Direção: Fernanda Vianna

Direção musical: Ernani Maletta

 

Dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2025 – sexta às 20h, sábado e domingo às 17h

C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux) – Rua Himalaia, 69 – Vale do Sol, Nova Lima (MG)

Classificação livre

Duração: 40 minutos

 

Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras.

Distribuição de ingressos 1h antes das apresentações.

Bate-papo após apresentação do dia 13 dezembro

 

Bento Café – Funcionamento a partir de 1h antes do espetáculo, no C.A.S.A. (Centro de Arte Suspensa e Armatrux).

 

Link de fotos:

https://drive.google.com/drive/folders/1SM30earxydBHPwgZuyTcti1fvXIf3H50?usp=sharing 

Crédito nos arquivos

 

Imagens em vídeo:

https://drive.google.com/drive/folders/1CWxUEybBXysfgluF0PnCfC4FUkFwvkrE?usp=sharing

Imagens: Daniel Ferreira

Edição: Matheus Gepeto

 

Publicar comentário

Você pode ter perdido