Senac promove workshop gratuito unindo café, sustentabilidade e coquetelaria
O universo do café e da coquetelaria se encontram em uma ação saborosa e sustentável no workshop gratuito “Da Flor à Xícara: os Sabores de Minas em um Mocktail”. O evento acontece no dia 6 de fevereiro, às 19h, no Café-Bar Escola do Senac no Sesc Palladium, que integra o Sistema Fecomércio MG. E promete uma experiência diferenciada, focada na criação de bebidas não alcoólicas a partir do fruto e, de forma inovadora, de seus subprodutos.
A iniciativa destaca práticas sustentáveis e criativas ao explorar o potencial de ingredientes que, muitas vezes, são descartados no processo de produção do grão. O objetivo é aprofundar conhecimentos para criar uma preparação exclusiva, utilizando a riqueza de sabores e aromas do fruto cafeeiro e seus derivados, em uma verdadeira homenagem à tradição e inovação mineira.
A atividade será conduzida por Marcos Vinícios Barbosa de Carvalho, docente de Gastronomia do Senac em Minas, especialista em coquetelaria, gastrólogo e sommelier de vinhos. Marcos Vinicios mostrará como a mixologia pode ser uma ferramenta poderosa para a valorização do café de Minas Gerais, indo além da xícara tradicional.
Café-Bar Escola do Senac
A proposta do Café-Bar é ser um ponto de encontro gastronômico para o público que transita pelo Centro da capital e para os visitantes do centro cultural. É também um espaço para a formação prática, que proporciona um ambiente de aprendizado real, aproximando os estudantes da realidade profissional.
A atividade do Café-Bar é operacionalizada por colaboradores, alunos e docentes do Senac, no formato de empresa-escola. As turmas realizam as aulas teóricas na Faculdade Senac Belo Horizonte, no Barro Preto e, nas práticas, atuam diretamente no espaço, visando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para atuar no mercado de trabalho.
Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 23 unidades fixas e 11 unidades móveis.
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
Serviço
Workshop Da Flor à Xícara: os sabores de Minas em um mocktail
Data: 6 de fevereiro, sexta-feira, às 19h
Local: Café-Bar Escola do Senac no Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 -Centro
Ministrante: Marcos Vinícios Barbosa de Carvalho
Ingressos gratuitos pelo link


Publicar comentário