36ª Feira Nacional de Artesanato emprega tecnologia para calcular emissões de gases de efeito estufa dos visitantes
A 36ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) coloca a sustentabilidade no centro de todas as suas práticas e renova o compromisso em promover a arte e a cultura brasileiras de maneira responsável e sustentável. O festival, que é considerado um dos maiores eventos de artesanato da América Latina, ocorrerá de 03 a 07 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e terá uma série de ações voltadas para a redução da pegada ecológica.
Uma das iniciativas é a calculadora de pegada de carbono, desenvolvida em parceria com a Engear Consultoria. A ferramenta estima as emissões de gases de efeito estufa de uma pessoa ou de uma família, com base nas informações fornecidas pelos próprios usuários. O objetivo é promover a conscientização ambiental e incentivar atitudes voltadas para uma economia de baixo carbono.
Além de descobrir o valor estimado de suas emissões, o público saberá quantas mudas de árvores seriam necessárias para compensá-las. O acesso à calculadora está disponível no site https://engear.ralssystems.com/calculaco2 e também durante o evento, por meio de um QR Code.
A organizadora da FNA, Tânia Machado, estima que o evento gere pelo menos 5 toneladas de carbono. “Esta projeção foi feita com base em cerca de 60% dos dados que temos de 2023. Certamente, essa emissão será maior este ano, considerando a expectativa de que, aproximadamente, 100 mil pessoas se deslocarão até o Expominas nos cinco dias de evento, além da participação dos 3.500 artesãos de todos os estados brasileiros, distribuídos em 700 estandes – 40% deles se hospedam em hotéis – e de 1.500 prestadores de serviço. Mas os números precisos serão devidamente apurados pela empresa de consultoria Engear e a Eco Restaura fará o cálculo do número de mudas necessárias para a compensação das emissões, garantindo que o impacto ambiental do evento seja efetivamente neutralizado”, descreve.
Importância econômica – De acordo com Tânia Machado, a expectativa é que a Feira Nacional de Artesanato movimente cerca de R$ 50 milhões nos cinco dias de evento, gere aproximadamente dois mil empregos diretos – sem a inclusão dos cerca dos 3.500 artesãos e artistas – e 20 mil indiretos.
Organizada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), a FNA integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e é considerada atualmente uma das maiores feiras do gênero da América Latina. Desde 2022, a feira está no ambiente virtual com um catálogo que fica no ar anualmente com os artesãos daquele período. O catálogo pode ser acessado pelo https://catalogofna.org.br.
Em 2025, a Feira Nacional de Artesanato conta com patrocínio da COPASA e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), Governo de Minas, Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal, participação do Sebrae Nacional e Neooh como mídia partner.
SERVIÇO:
Feira Nacional de Artesanato
Local: Expominas | avenida Amazonas, 6.200 – Gameleira.
Datas e horários:
Dias 03, 04 e 05/12 (quarta, quinta e sexta-feira): das 14 às 22 horas
Dia 06/12 (sábado): das 10 às 22 horas
Dia 07/12 (domingo): das 10 às 22 horas
www.feiranacionaldeartesanato.com.br
@feiranacionaldeartesanato
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/36-feira-nacional-de-artesanato/3105844?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com&share_id=copiarlink.



Publicar comentário