Petrobras patrocina Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e fortalece a difusão da música sinfônica no Brasil

Petrobras patrocina Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e fortalece a difusão da música sinfônica no Brasil

A Petrobras e a Filarmônica de Minas Gerais anunciam parceria para a realização de importantes projetos nos anos de 2025 e 2026. O patrocínio contempla concertos na Sala Minas Gerais, sede da Orquestra, em Belo Horizonte, uma turnê estadual e uma nacional, de modo a ampliar o acesso do público brasileiro à música sinfônica de excelência, além do 14º Festival Tinta Fresca e do 17º Laboratório de Regência, atividades pioneiras no país, destinadas a identificar e a fomentar novos talentos, como compositores brasileiros e jovens maestros. Assim, a Petrobras reafirma seu compromisso com a valorização da cultura e a democratização do acesso às artes, enquanto a Filarmônica de Minas Gerais consolida sua trajetória de reconhecimento nacional e internacional.

Entre os projetos de 2025, patrocinados pela Petrobras, estão dois concertos das séries Allegro e Vivace, a serem realizados, respectivamente, nos dias 20 e 21 de novembro, e nos dias 11 e 12 de dezembro, e a última apresentação do ano da série “Filarmônica em Câmara”, no dia 9 de dezembro. Em 2026, a Petrobras patrocina 18 concertos e duas transmissões ao vivo das séries Allegro e Vivace, cinco apresentações do “Filarmônica em Câmara”, o 14º Festival Tinta Fresca e o 17º Laboratório de Regência, além de dois concertos nas turnês estadual e nacional.

“Iniciamos, com muita alegria, a aguardada parceria com a Petrobras, que passa a integrar o grupo de empresas patrocinadoras da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em sua missão de promoção, fomento e difusão da música sinfônica de excelência. Essa parceria reforça a importância da união dos recursos públicos e privados para a viabilidade e sustentabilidade dos grandes projetos culturais e, em particular, da Filarmônica de Minas Gerais. Este apoio da Petrobras é fundamental em nossos esforços de levar a música sinfônica para o maior número de pessoas, alcançar novos públicos, democratizar o acesso e levar a música da Filarmônica a diferentes regiões do Brasil, reafirmando nosso papel como um dos principais patrimônios culturais do país”, destaca o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS

A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, da Europa, da Ásia e das Américas.

A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 19 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.

Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.

 Referência internacional por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina. Juntas, Filarmônica e Sala Minas Gerais vêm transformando a capital mineira num importante polo da música de concerto.

SOBRE A PETROBRAS

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa.

A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

 

Publicar comentário